Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo e foi construída em terreno cedido em comodato pela Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga.

A instituição iniciou atividades em 1968, com cursos de ajustagem, tornearia mecânica, mecânica de automóveis, eletricidade, marcenaria, polimento de móveis e tapeçaria. Em maio desse mesmo ano, a escola passou a trabalhar no período noturno, com cursos de desenho mecânico e mecânica de automóveis. Com o tempo, foi ampliada a oferta de cursos na área da mecânica e incorporada à área de eletricidade predial.

A partir de 1994 o Senai-SP definiu que a escola centraria seu foco principalmente na área da automobilística e, para alcançar esse objetivo, buscou estabelecer parcerias com as empresas do setor. Com o apoio das grandes montadoras e de outras empresas da cadeia automotiva, a escola começou a formar profissionais atualizados nas tecnologias mais modernas incorporadas nos veículos nacionais e importados.

Atualmente, a instituição é reconhecida nacionalmente como polo de tecnologia na área automotiva e dispõe dos mais modernos equipamentos na área de reparação. Além disso, conta com um setor de eletroeletrônica, área tecnológica que permeia todas as cadeias produtivas.