CEC - Certificação de Pessoas


O SENAI E A CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A Certificação Profissional é um processo de reconhecimento formal de que uma pessoa possui a competência e a qualificação necessárias para o exercício profissional em determinado campo de atividade.

Cada vez mais políticas e estratégias globais de qualidade e de produtividade passam a requerer das empresas a certificação de produtos, serviços, sistemas e, principalmente, de pessoas.

Nesse contexto, a competência profissional passa a ter cada vez mais importância para a inserção de profissionais no mundo produtivo. Há uma expressiva demanda por parte dos trabalhadores por reconhecimento das competências adquiridos no desempenho profissional.

O SISTEMA SENAI DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL É INCLUSÃO SOCIAL

Com o intuito de reconhecer formalmente os conhecimentos, habilidades e competências do trabalhador, o SENAI instituiu o Sistema SENAI de Certificação de Pessoas - SSCP. O objetivo é oferecer à sociedade e à indústria o aprimoramento da qualificação dos trabalhadores para o desenvolvimento econômico e social do País. É o reconhecimento de que uma pessoa possui a qualificação necessária para o exercício profissional em determinado ramo de atividade com a credibilidade e idoneidade do SENAI.

POLÍTICAS 

  • contribuir para elevação da qualificação e níveis de desempenho dos profissionais da indústria;
  • ter seus serviços acessíveis a todas as pessoas elegíveis, atendendo às leis aplicáveis;
  • ser justo, independente e imparcial em relação a seus solicitantes, candidatos e pessoas certificadas, inclusive seus empregadores e clientes;
  • promover a inclusão social;
  • atender à diversidade;
  • tomar todas as medidas possíveis para garantir a imparcialidade, a ética, a eficácia, a confidencialidade, a segurança e a sustentabilidade em suas atividades.

OBJETIVOS 

  • ampliar a oferta de profissionais certificados no mercado de trabalho, mediante análise de demanda;
  • propor normas de competência, favorecendo a criação de referenciais nacionais para a certificação;
  • atender necessidades de certificação do mercado.

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

São todas as atividades pelas quais um organismo de certificação estabelece que uma pessoa atende aos requisitos de competência especificados.

O Processo de Certificação é composto de inscrição, avaliação, decisão sobre a certificação, entrega de resultados, reexame, supervisão, recertificação e, quando aplicável, suspensão, cancelamento, apelação e redução e extensão de escopo

Informações sobre todas as etapas do Processo de Certificação poderão ser obtidas no Guia do Candidato da ocupação pretendida.

INSCRIÇÃO

O solicitante deve acessar previamente o Guia do Candidato da qualificação pretendida e tomar conhecimento das informações sobre o processo de certificação ao qual o candidato será submetido, o que inclui, quando aplicável, a Norma de Requisitos de sua ocupação, disponível para consulta no CEC.

Como condição básica para a realização do processo de certificação, você deve preencher o formulário de Solicitação de Inscrição( disponível no site http://sscp.senai.br/inscricao_candidato.asp) demonstrando que conhece e aceita, formalmente, as regras explicitadas no Guia do Candidato do Sistema SENAI de Certificação de Pessoas, bem como as consequências de cancelamento do certificado pelo não cumprimento de qualquer de seus itens.

O formulário de Solicitação de Inscrição assinado deverá ser entregue para o CEC (Centro de Exames para Certificação), juntamente com a documentação relacionada a seguir:

  • cópia de documento de identificação com foto;
  • cópia de documento com o número do CPF;
  • formulário de Solicitação de Inscrição (FM0101) preenchido e assinado pelo solicitante;
  • uma foto 3x4 (recente, preferencialmente com fundo branco);
  • cópia de outros documentos exigidos no esquema de certificação da ocupação/qualificação pretendida e informados no Guia do Candidato.
  • outros documentos exigidos no esquema de certificação da qualificação pretendida, conforme informado no Guia do Candidato correspondente;

O solicitante deverá aguardar a análise da documentação e as instruções para prosseguimento do processo de inscrição.

É necessário que o solicitante possua um e-mail para contato, pois todo o
envio de informações será feito através desse canal de comunicação.

O CEC procederá a análise da solicitação de inscrição e, estando a documentação adequada, encaminhará o documento para pagamento da taxa de inscrição. Após a confirmação do pagamento, o solicitante receberá um comprovante de inscrição e a agenda de exames do CEC.

Caso seja verificada a impossibilidade de atendimento, o solicitante receberá um e-mail informando que a solicitação de inscrição não foi aceita e apresentando a justificativa.

- Guia do Candidato

- Procedimento de Inscrição

- Dúvidas Frequentes

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar